Olá, sê bem-vindo à comunidade da Tuga Vicio!

Em primeiro lugar para te juntares à nossa comunidade terás de te registar no nosso Forum.

Só tens acesso ao nosso conteúdo depois de te registares.

Vêm ver o que temos para ti.

Tuga Vicio... O melhor edit para os teus jogos!

Tuga Vicio

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[FM 2016] Manual Táctico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Offline [FM 2016] Manual Táctico
em Dom 20 Mar 2016 - 16:18

Moderadores Gerais
[FM 2016] Manual Táctico

creditos

el_capone

info

Manual Tactico

Boas pessoal criei este tópico para tentar dar a conhecer a maneira como jogo os meus saves, a ideia é dar a conhecer as diversas mudanças que vou efectuando e como escolho as minhas equipas e os meus sistemas, etc etc

Vou ter como base para este manual a CNS, mas irei implementar todos os conceitos que usei no meu save na primeira liga Portuguesa.

1. Escolha do sistema tactico e do 11 inicial

Normalmente eu faço assim ordeno por ordem decrescente os que tem mais capacidade actual e vou escolhendo e de acordo com essa ordem escolho um sistema táctico que se adeqúe mais a capacidade dos meus jogadores, tentando não criar desequilíbrios no sistema.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Neste caso o sistema que melhor se adequa ao meu plantel é o 4-2-3-1 com extremos

2. Funções dos jogadores

Ver no perfil do jogador a sua função natural e por o jogador a jogar nessa função, nunca esquecendo de criar dinâmicas na equipa e linhas de passe, isto é, se vocês usarem um PL puro convém não esquecer que ele joga no limite do fora de jogo e da bastante profundidade, o que por sua vez convém que quem jogar nas costas dele tenha também a função de ataque para criar ligação entre o meio campo e o ataque, ou vice versa, se o vosso PL for um avançado recuado ai já é o oposto convém ter um médio de apoio nas costas dele para dar liberdade aos extremos de aparecer na sua frente digamos assim e ai estes já terem que ter uma função atacante, caso usem um Pl puro os extremos convém ter um papel de apoio, no meio campo nunca esquecer que se usarem 3 um deve defender, o outro apoiar e outro atacar e se usarem so dois um deve defender e o outro apoiar, se usarem AI convém depois usarem Alas e se usarem extremos convém usarem Laterais.

Agora é pegarem nisso tudo que eu disse e escolherem a função que melhor se aplica ao vosso jogador de forma a que equipa nao se parta nem se torne demasiado assimétrica.

3. Instruções á equipa

Aqui tem muito a ver com a estratégia que vão usar, convém criar um equilíbrio entre a estratégia e as instruções, ou seja, se usarem uma estratégia mega ofensiva convém dares instruções para ter bola para equilibrar , assim como se usarem uma estratégia que já de si segura a bola convém dar instruções para soltar mais a bola para encontrar o tal equilíbrio

4. Jogos amigaveis

Aqui aconselho a escolherem as equipas com muito pouca reputação e vão aumentando o grau de dificuldade conforme a familiaridade da táctica vai crescendo

5. Treinos

Na pré época meto aptidão e tácticas de jogo

Durante a época meto equilibrado e movimento atacante

Treino individual

Por o jogador a treinar a sua posição natural e depois ver quais são os atributos que melhor correspondem á sua função e treina-los um a um numa serie de 2/3 meses cada um, começando pelos físicos, passando para os técnicos e finalmente os mentais

Os movimentos preferidos normalmente só treino quando quero que o jogador faça algo que naquela função que ele joga não faz e eu gostava que fizesse

6. Conferencias de imprensa

Tentar sempre transmitir confiança a equipa e ridicularizar o treinador e equipa adversaria e meter pressão neles

7. Palestras

Dizer sempre que não espero nada alem da vitoria antes dos jogos em assertivamente e deixar a palestra individual com o adjunto.

Durante o jogo:

- Se estiverem a ganhar e houver jogadores complacentes dizer em agressivo Concentrar
- Ao intervalo se estiverem a ganhar dizer assertivamente nao se deixem amolecer ou mantenham a concentração ou não se tornem complacentes
- Quando sofrem um golo dizer agressivo Mostrem garra
- Ao intervalo se estiver empatado dizerem agressivo nao estou contente

Final do jogo

- Quando o jogo acaba se ganharam dizer assertivamente bom trabalho, se for goleda dizer que estao muito contente, se for derrota dizer agressivo que estao longe de estarem contentes com o que virao
- Ver quem foi o melhor em campo e elogiar a sua conduta

8. Alterações a efectuar durante os jogos quando estão a ganhar

Se virem que tem um defesa com pontuação 6.5 façam a dobra a esse defesa ou seja, neste caso é o meu DD que esta a 6.5 , há uma forte possibilidade de ele vir fazer asneira, então eu peço ao meu extremo direito para marcar a homem o ME deles, para quando houver um ataque desse lado o meu DD ter ajuda e caso ele faça porcaria esta la o meu MOD para fazer a emenda, aliado a isso tudo vocês ainda vão dizer em assertivo ao vosso DD pedir mais e se ele baixar para 6.4 vocês pedem agressivamente Mostra Garra

Quando o mesmo acontecer mas no corredor central ou seja com um DC, vocês fazem a dobra a esse central com o vosso médio mais defensivo, mas para que depois não fique um buraco no meio campo vocês tem que por os vossos médios a marcar os avançados e os avançados a marcar o meio campo, ou seja, MCE marca PLD e MCD Marca PLE, depois PLE marca MCD e PLD Marca MCE

na pratica o que acontece é isto mesmo que o vosso defesa central esteja a jogar mal se tiver a cobertura dos medios ja evitam um eventual problema nessa zona

Ao intervalo se tirarem quem estava a jogar mal ou amarelado ou canso, retiram a marcação individual a quem estava a fazer essa dobra, so voltam a meter caso quem acabou de entrar também vai cair no mesmo erro de jogar mal ou levar amarelo ou estar cansado

Deixem o vosso GR brilhar

Quando virem que o vosso GR e os vossos defesas estão com classificam acima dos 6.6 e estão bem fisicamente e animicamente mantenham a defesa alta a mesma e deixem-nos brilhar, não se preocupem porque pelo que tenho visto quando estão nestas condições defendem e desarmam tudo e todos eheh, afinal de contas o GR também merece mostrar que sabe  :mrgreen: se baixarem a classificaçao ou ficarem nervosos ou frustrados ou levarem algum amarelo entao ai é necessario recorrer aquilo que ensinei em cima ( atençao que estou apenas a referir-me aos defesas )

9. Criação de linhas de passe

Tentem sempre ter no mínimo 2 jogadores prontos a receber a bola, as tais triangulações, quer joguem pelo meio ou pelos flancos, eu pessoalmente aconselho a jogarem pelos flancos

10. Segurar um resultado (apenas quando ja esgotaram as subtituições e tem jogadores cansados, a jogar fora da posiçao, a jogar mal, nervosos, frustrados ou complacentes e já estao a ganhar)

(AQUI ACONSELHO A TREINAR A ESTRATEGIA CONTENÇAO, PARA QUANDO FIZEREM ESTA ALTERAÇÃO DE MUDAR PARA CONTENÇÃO, QUE GRAVEM A TÁCTICA E PONHAM A EQUIPA TAMBÉM A TREINAR ESTA ESTRATÉGIA, PARA QUANDO VOCÊS MUDAREM ELES ESTAREM HABITUADOS A JOGAR DESTA MANEIRA TAMBÉM )

Por pouco aqui não sofri um golo e sabem pq? eu explico, por duas razoes, uma é pq já tenho o meu lateral esquerdo cansado e já não posso fazer mais substituições... e a outra é pq tenho Mdc a jogar a DC pq não tinha mais ninguém para por ali, então o que fazer numa situação destas?? é fácil metem a equipa a fazer a dobra na zona lateral e na zona central também, , ou seja, põem o vossos extremos a marcar os extremos deles, para que os nossos laterais tenham ajuda, e fazem aquela historia que ensinei de por os vossos meios campistas a marcar os avançados deles e os vossos avançados a marcar os meio campistas deles, mas aqui vamos ainda mais longe, visto que já não temos substituições para fazer e estamos com fragilidades e estamos a ganhar então vamos optar por segurar o resultado da seguinte forma:

- contenção
- jogar pelo seguro
- queimar tempo
- recuar a linha defensiva ao máximo
- tirar a defesa em linha
- dizer assertivo juntar linhas
- manter as posições
- baixar a temporização

o que se obtém no final é isto, vocês ficam com o vosso lateral esquerdo que esta cansado e o vosso lateral direito que neste caso é um DC e por isso não vai fazer bem o papel de lateral, então tem a ajuda dos extremos desses lados, e no corredor central como ja temos um DC que na verdade não é um DC mas sim um MDC e por sua vez também não ira assumir bem o seu papel mas já temos la o apoio dos nossos MC, e para que não haja o risco de abrir um espaço no meio os vossos avançados estão a marcar os MC deles , sendo assim a equipa esta solida a defender

11. Quando existe uma lesão e já esgotamos as substituições

Quando vocês tiverem o azar de terem uma lesão e ficaram a jogar só com 10 preocupem-se em manter um sistema retirem apenas o jogador mais adiantado, neste caso o PL, para que a equipa continue habituada ao sistema que joga e não perca a consistência táctica principalmente no meio campo, ou seja, neste caso o meu extremo direito lesionou-se e eu vou passar o meu PL para extremo direito e vou jogar o resto do jogo com o mesmo sistema mas sem ter avançado

Não esquecer de retirar as marcações individuais neste caso especifico

DICA 1

Se o vosso adversário jogar com DC mais altos que o vosso PL, passem para cruzamentos baixos nas instruções da aquipa

DICA 2

Se o adversário vai usar extremos vocês usem laterais abertos
Se o adversário for usar AI vocês usem laterais fechados

A melhor maneira de conseguirem isso é usa-los com função automático, assim podem escolher quando querem que eles estejam abertos ou fechados.

Se o adversário jogar com extremos meter jogar aberto nas instruções a equipa, se o adversário jogar com AI jogar fechado nas instruções á equipa

como saber isso? fácil basta ir ao perfil do jogador e ver qual é o pé mais forte , se ele estiver a jogar do lado contrario só seu pé mais forte ira assumir mais um papel de vir para dentro com bola (AI) se estiver a jogar do lado do seu melhor é ira assumir um papel mais de ir a linha cruzar ( Extremo )

DICA 3

Se o vosso adversário usar avançados e extremos rápidos devem recuar um pouco a defesa caso os vossos laterais não tenham velocidade suficiente para os extremos deles

12. Explorar as fraquezas do adversário e não deixar que o adversário explore as nossas

Neste temos o seguinte:

- o adversário esta a usar dois extremos puros que jogam abertos portanto eu vou jogar aberto também
- tem um PL rápido a jogar do lado esquerdo portanto eu vou usar o meu DC mais rápido no lado oposto ou seja direito
- e os DC deles são baixos portanto vou usar cruzamentos altos pq o meu PL tem 1m88
- eventualmente poderei ter que recuar a defesa pois os extremos deles tem praticamente a mesma velocidade que os meus laterais

Consequencias:

- cruzamento alto para PL alto que joga entre defesas baixos deu golo

- Tentaram meter a bola no PL rápido deles mas eu como meti o meu DC mais rápido a jogar daquele lado, ganhei na velocidade e recuperei a bola

- Confirma-se vou recuar a defesa existe um perigo de vir a ter problemas nas costas da defesa...

jogo terminado, nao conseguimos fazer o 2-0 e o jogo chegou aquela fase que a qualquer momento podiamos sofrer um golo de canto ou livre entrao optei por segurar o resultado eheh ta feito

13. Desmontar sistemas fechados, quando eles não dão espaço

Neste caso passei a primeira parte toda a analisar o jogo e vi que eles estavam a fechar muito o corredor central, ao intervalo optei por usar dois extremos bem abertos e passei a jogar aberto mesmo assim a coisa não desmontava,notei que eles tinham os laterais amarelados e tentei aproveitar melhor os flancos e como vi que os avançados deles estavam a jogar mal resolvi arriscar e ao minuto 60 meti mais um avançado e la conseguimos desmontar a defesa deles pq ao ter dois avançados havia situações que tinha 3 homens a jogar no flanco de ataque obrigando a defesa deles a desmontar e eu aproveitava e virava o flanco e num cruzamento para a área meti-a la dentro

DICA 4

Se tiverem uma situação de verem que estão a segurar um resultado e já estão a jogar o mais defensivo que podem e mesmo assim numa das alas as vezes conseguem ganhar as vossas costas da defesa, optem por passar para uma função defensiva o defesa que joga nessa ala que esta a ser explorada pelo adversário

Exemplo:

eu já só estava a jogar com 10 e fechei-me todo e mesmo estando a jogar mega hiper defensivo como uso um ala completo atacar do lado esquerdo e adianta-se no terreno, e eles estavam a vir com tudo para cima e notei que uma das vezes ganharam as costas desse meu ala e ja com a equipa cansada havia o risco disso voltar acontecer então optei por passar ele Ala para DE defender e pronto por aquele flanco eles já não criaram mais perigo

DICA 5

Quando o adversário na táctica deles passa para ATAQUE, por exemplo o adversário esta a jogar em 4231 e derrepente a táctica deles fica com o nome ATAQUE 4-2-3-1. isto significa que eles vão vir com tudo para cima, é uma boa altura para termos mais jogadores no nosso meio campo e explorarmos as costas deles, isto normalmente acontece quando eles estão a perder e querem marcar golo a todo o custo, eu aconselho nestas alturas a mudarem a estratégia para DEFENDER

14. Dinamicas, trinagulações e criaçao de linhas de passe

Tenham sempre atenção ao vosso meio campo, é apartir dai que se cria um modelo de jogo, por exemplo no caso do 4123 (433 ) vocês podem ver que para criar uma linha de passe do lado do médio mais defensivo é importante haver um jogador a sua frente que encorte linhas e depois um outro que apareça nas costas desse para criar uma trinagulaçao, ja no outro flanco é exactamente o oposto, quando temos um médio mais ofensivo é importante que haja um extremo a jogar colado a linha com um lateral a jogar nas suas costas para criar outra triangulação , o mesmo se passa com o avançado, se temos um sistema que não jogamos com um numero 10 puro então convém que esse avançado jogue mais recuado para criar linhas de passe e triangulações com o meio campo e por ai vai...

Dica 6

Quando virem que o adversário esta a meter mais gente no ataque e esta a conseguir explorar as costas da vossa defesa recuem a defesa mas atenção não basta só recuar a defesa , pois ficara um espaço grande entre a vossa defesa e o meio campo, é importante tapar esse espaço, eu concelho nesse caso meter ai mais um médio defensivo e meter marcação a homem nos laterais, pq nessa altura os laterais do adversário começam a ficar muito ofensivos , vocês põem os vossos extremos a marcar os laterais do adversário nessa altura eles costumam ficar muito ofensivos, isto é para se fazer normalmente quando o adversário passa a sua estratégia para atacar

15. Amplitude

a importância de ter sempre um jogador aberto numa das alas, Thierry Henry explica porque

Ver perfil do usuário

Offline Re: [FM 2016] Manual Táctico
em Seg 28 Mar 2016 - 18:47

Member Regular
Top o guia obrigado pelo tempo que dedicas-te ao mesmo!

Ver perfil do usuário

Offline Re: [FM 2016] Manual Táctico
em Seg 28 Mar 2016 - 21:33

Moderadores Gerais
os creditos são do el_capone ele fez um grande trabalho

#4Conteúdo patrocinado 

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: