Olá, sê bem-vindo à comunidade da Tuga Vicio!

Em primeiro lugar para te juntares à nossa comunidade terás de te registar no nosso Forum.

Só tens acesso ao nosso conteúdo depois de te registares.

Vêm ver o que temos para ti.

Tuga Vicio... O melhor edit para os teus jogos!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se




 

[Tutorial] Classic DooM, Brutal DooM, Project Brutality e PWADS/megaWADS

 







Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]



New User
Boas!
Não sei se existe malta por aqui interessada mas fica o tópico na mesma. Sabe-se lá... Smile
Vamos falar do DooM. Para quem não sabe, DooM é um jogo de tiros, demónios e brutalidade. Em 1993, uma equipa de 5 gajos fizeram revolução na industria de jogos: DooM. DooM é considerado o pai dos FPSs.

Foi uma revolução a todos os níveis, desde a tecnologia (segundo alguns dizem, o id Tech é o primeiro motor de jogo, o 1º de certeza a ser comercializado), multiplayer e modding.
E É por isso que começo este tópico. Para trazer info e links para mods deste clássico, que 23 anos depois tem uma comunidade gigante.
Comecemos por "como jogar?" Para jogar vão ao Steam ou ao site da id e compram os jogos.
Pack completo pelo Steam http://store.steampowered.com/sub/18397/
Não vos vai servir de nada usar logo porque precisaram de DOS Box ou source port. É de e em source ports que vou vos informar como as coisas funcionam. Depois de comprarem o jogo ou o tirarem da prateleira/estante/gaveta, a primeira coisa a fazer é porem o ficheiro IWAD em separado, não vão precisar de mais nada.
IWADS necessarios: Doom.wad, doom2.wad, plutonia.wad e tnt.wad.
Estes são os 4 jogos DooM. Seguindo a ordem: Ultimate DooM, DooM II Hell on Earth, Plutonia Experiment and TNT Evilution. IWADS de demos dos jogos também funcionam.
Agora vocês perguntam WTF é um IWAD? WAD = Where is all the Data. É basicamente todo o conteúdo do jogo. Gráficos, áudio, musica e scripts. Dá se o nome de IWAD que significa Internal WAD. São wads com os jogos de raiz e quando correrem outros PWADS ou megaWADS precisam da base dos IWADS.
PWAD = Personal WAD; megaWAD = são wads que contem jogos completos. Considera-se jogo completo quando tem 32 níveis tal como o DooM II. Parece me que na comunidade também consideram megawads, wads que trazem cerca de 15 ou mais níveis.

Agora que tem com vocês os IWADS do jogo/jogos que querem jogar, vão sacar uma source port. Uma port é transportação de software que corre numa plataforma ou OS (sistema operativo) para outras plataformas e OS. Obviamente que os IWADS com os executaveis de à 23 anos atrás não funcionam em OS actuais. Vamos então a uma pequena lista de algumas source ports que se usa para jogar classic DooM: ZDoom, GZDoom, Zandronum, Chocolate DooM. DooM Retro, PrBoom+, Doomsday, Risen 3D, entre muitas outras. Para o que aqui vou explicar vamos nos focar nas ports ZDoom e GZDoom. (na minha óptica são as melhores)

ZDoom é a thee source port se vocês quiserem jogar DooM clássico com mods. É software render para ter o look mais fiel de como eram as coisas dantes, mas cheia de upgrades para sistemas e gameplay actual. Podem definir WASD e mouse look. Tem um sistema de audio (varios até) fantástico(!), surround 7.1, efeitos de reverberação, etc... Dá para jogar a 4K (o que eu não aconselho a não ser que tenham uma besta como desktop) Site:http://zdoom.org/News

GZDoom é exactamente a mesma coisa que o ZDoom, mas OpenGL. Tanto 2.x como 3.x. Vão perder o look de software render mas vão ganhar outro look e capacidades tecnicas muito bonitas. Basicamente efeitos OpenGL. Vai ser com o GZDoom que vamos modificar o DooM e pô-lo ainda mais violento e brutal. Site: http://gzdoom.drdteam.org/

Ultima ferramenta necessária para modding, ZDL -> http://zdl.vectec.net/index.php/Main_Page Esta ferramenta serve de mod organizer. Vai ser aqui que vocês vão dizer o que querem carregar, subrepor, etc.
agora que tem o IWAD, a source port e o ZDL vamos começar a configurar algumas coisas basicas. Os nomes de pastas e organização que vou referir é o que faria para mim, vocês façam como quiserem, não se esqueçam é dos caminhos.
Vão criar uma pasta id Tech Games. Dentro dessa pasta vão meter o ZDL e o GZDoom. Cada um na sua pasta respetiva. Vão criar outra pasta IWADS e vão por lá todos os IWADS que querem jogar. Agora que temos 3 pastas, ZDL, GZDoom e IWADS vamos começar por configurar o ZDL.
Abram o ZDL e reparem como é tão simples. Parece tão básico e no fundo é, mas é uma ferramenta "must" se querem usar mods. Devem ter à vossa frente vários espaços: External files, IWAD e Source Port. Vamos sair do separador Main (onde estão) e vamos ao separador Settings.
Vamos adicionar um IWAD. Na parte onde diz IWAD vamos carregar ADD. QUando aparece a nova janela têm dois campos: Name e File. No Name é o nome que vocês definirem. Ex: Ultimate DooM. No file, é o caminho para o IWAD. Fazem browse e apontem para o IWAD que querem usar. Façam OK e voltando ao separador Main vão ver que já lá está um IWAD. Com o nome que deram. Sempre que arrancarem com uma port, é só clicar antes no IWAD que querem arrancar.
Vamos então adicionar uma port. Exactamente a mesma coisa como se fez para o IWADs. Settings e no espaço que diz Source Ports/Engines. Clicar no ADD em baixo e repetir o que fizeram para o executável. Voltando ao Main vão ver que em cima do espaço IWADS, aparece Source Port. Clicam na seta para trazer a lista, e se já não estiver selecionado, selecciona a port que adicionaram.
Por agora já temos o ZDL a saber que jogo e que motor vai usar. Está tudo pronto para configurarem a vossa port de escolha. Arraquem com o jogo em Launch e vão entrar no jogo.
Apenas vou dizer onde olharem para configurar algumas coisas rápidas e básicas. Options -> Set Video Mode: para a resolução; Sound Options, FMOD Options: aqui vão definir o sistema que querem usar Direct Sound, ASIO, etc, o formato de saida e as colunas. Para malta que usa OpenAL tem o menu por baixo do FMOD; EM relação aos controlos, são logo as primeiras entradas quando entram em options: Customize Controls e Mouse Options. Mouse look está em baixo nas opções do rato: Always Mouseloook por ON.
Explorem as opções. Existem montes delas para se explorar e configurar.
Agora que têem as coisas configuradas e a funcionar, vamos passar para mods.
NO ZDL, no separador Main tem mais um espaço que diz External Files. Quando quiserem usar mods, arrastam os ficheiros dos mods para esse espaço. Não se esqueçam que quando é para sobrepor, o ultimo ganha ao anterior. Ou seja, em situações conflituosas entre ficheiros, o de baixo ganha ao de cima. Ex:
--------------------------------------|
Mod1:modifica A, B, C                        
Mod2:modifica Z, T, A <--- Conflito no A; Este ganha
--------------------------------------|
file1: A, B, C                                    
file2: D, S, K                                    
file3: V, E, S <-ganha                        
file4: T, B, A                                    
file5: U, A, M <- ganha                      
--------------------------------------|
Usem os botões das setas para definir posições (não funciona arrastar...). Estão logo abaixo do espaço, ao lado de ADD e REMOVE. Que é outra forma de adicionar os mods.

Penso que por esta altura vocês já consigam por tudo a funcionar sem problemas , MAS leiam sempre as descrições dos mods, o que eles fazem e como é suposto correr (motor, opções, etc)


Sem mais rodeios, Project Brutality! Vejam este video

De onde vem?

Estes são para mim umas das joias da coroa do DooM.
Brutal DooM http://www.moddb.com/mods/brutal-doom
Project Brutality http://www.moddb.com/mods/brutal-doom/addons/project-brutality

Se não repararam, Project Brutality vem da pagina de addons para o Brutal DooM. Está tudo no Moddb http://www.moddb.com/

Hell on Earth Starter Pack http://www.moddb.com/mods/brutal-doom/downloads/brutal-doom-hell-on-earth-starter-pack
Atenção! O Hell on Starter Pack já vem num pack feito pelo criador do Brutal DooM, pronto para correr com o mod. A port é o GZDoom. Se quiserem usar com ZDL vão precisar de extrair e adicionar no espaço External Files, o ficheiro hellonearthstarterpack.wad.
Brutal DooM Addons http://www.moddb.com/mods/brutal-doom/addons/page/2?sort=ranktoday-asc#downloadsbrowse

Outros mods:
Ultimate DooM Visor http://www.moddb.com/mods/brutal-doom/addons/doomvisor-hud-for-pa1nki113r-v51
Beautiful DooM http://www.moddb.com/games/doom-ii/addons/beautiful-doom-v53 Uma espécie de versão soft do BD. Embeleza o jogo!
TC da versão da PSX DooM para GZDoom https://www.doomworld.com/vb/wads-mods/57957-psx-doom-final-doom-tc-version-2-135-now-released/
Jogar PB com a TC http://www.moddb.com/mods/brutal-doom/addons/psx-doom-pb-edition
Excelent TC! https://www.doomworld.com/vb/wads-mods/62496-winters-fury/
Psychophobia http://www.moddb.com/mods/psychophobia
Ambiente Alien no DooM http://www.moddb.com/mods/aliens-the-ultimate-doom

Para acabar deixo vos alguns links de interesse
Para sacarem maps/megawads Doom World database https://www.doomworld.com/idgames/
Aqui encontram reviews a wads. É um excelente sitio para se descobrir niveis novos para jogar. http://onemandoom.blogspot.pt/
Nota final: para usarem alguns mods e wads tem que usar os builds mais recentes do GZDoom ou do ZDoom. Vão encontra-los aqui http://devbuilds.drdteam.org/ Notem que são builds e é possivel que tenham problemas. Se o tiverem, voltem a versões mais antigas e estaveis. O site é actualizado com frequência. Em poucos dias podem ter um novo build que corrige o problema. Eu pessoalmente só uso builds para estar sempre o máximo pronto para mods. Mas há mods que também só funcionam nas versões oficiais, que é o caso do Brutal DooM. Já o Project Brutality requer o build mais recente. Cenas...
Moddb DooM http://www.moddb.com/games/doom/mods
Moddb DooM II http://www.moddb.com/games/doom-ii/mods
DoomWorld http://www.doomworld.com/

Parece-me que é tudo.
Não se esqueçam que pode combinar mods e existem patches de compatibilidade entre mods. Project Brutality e Brutal DooM são compativeis com montes de megawads. Leiam sempre as descrições para saberem que mods e alterações podem combinar.
Espero que encontrem alguma utilidade neste tópico.
Portem-se mal e divirtam-se!!!

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum

 



IPB Skin By Virteq